Neste final de semana, quis assistir uns DVDs vindo dos EUA no meu computador. Quando o computador chegou, eu setei o drive de DVD para funcionar na região 4. Para quem não sabe, é possivel modificar a região apenas algumas vezes (4 vezes, no meu caso). Se eu quisesse assistir esses DVDs, eu teria que mudar para a região 1, e depois mudar para a região 4.

Odeio esse tipo de limitação. Não é uma limitação tecnológica. É apenas uma limitação imposta! Pô… Comprei o drive de DVD e quero ter o direito de usá-lo como bem entender. É a mesma limitação que existe em DVD players para TVs (só que, teoricamente, não se pode trocar a região desses players). Se eu compro um DVD player no Brasil e compro algum DVD de qualquer outro lugar do mundo eu não posso ler? Não posso ter esse direito?

Obviamente, podemos ter esse direito por meios, digamos, não-usuais. Para o DVD player, bastou pesquisar na Internet e, para o DVD de casa (um LG 4230n) há um código simples que deixa o DVD como “Region Free”.

Para o drive do computador, há 2 opções. A primeira, para quem tem coragem, é atualizar o firmware do drive. Particularmente, eu não quis sofrer esse risco. Uma opção mais agradável é o DVD Region Free, um aplicativo que roda no systray e que libera magicamente o drive para ler qualque região. O aplicativo é shareware (30 dólares após 30 dias), mas é ótimo.

Mais informações aqui.

Quem souber mais sobre destravar a região do DVD, mande um comentário…

No tag for this post.