Vi no LifeHacker uma ótima matéria sobre um software que implementa virtualização para softwares. Ahn?!

Eu costumo instalar e usar diversos sofwares diferentes (alguns deles já comentei neste blog). Como vcs sabem, o Windows não costuma lidar muito bem com isso, e acaba quando quero desinstalar algum software, sempre acaba sobrando arquivos por ali, DLLs por aqui e entradas de registro inúteis acolá. A solução sempre foi a formatação de tempos em tempos. Ou então, a criação de uma máquina virtual para instalar os novos softwares (Nunca gostei desse tipo de solução. Afinal, quero usar o software na minha própria máquina, não em uma máquina virtual).

Pois é, o Altiris Software Virtualization Solution (SVS) lida muito bem essa situação. Ele permite que vc crie camadas para poder instalar os aplicativos. A partir de então, ele monitora a instalação e a criação de arquivos, DLLs, chaves no registro, enfim, praticamente tudo.

Depois de gravar a camada, é possível desabilitá-la totalmente, o que equivaleria a nunca ter instalado o software em questão. É possível gravar mais de um aplicativo na mesma camada, mas é preferível criar camadas diferentes. Enfim, há bastante documentação disponível no site da Altiris e no Juice, um site para a comunidade que utiliza o Altiris SVS.

Interessou? Para fazer o download do Altiris SVS, siga o link que está nesse artigo da PCMag. Não consegui obter um link da versão Personal (atualmente, gratuita) direto do site da Altiris. Para realizar o download, é necessário se cadastrar na PCMag ou utilizar o BugMeNot (aproveite e baixe a extensão para Firefox). Ao instalar o Altiris SVS, uma chave de registro pode ser conseguida gratuitamente.

A Altiris não recomenda o uso do SVS para instalação de drivers, antivirus, softwares de criptografia de arquivos, updates do Windows, agentes de gerenciamento do micro e programas que tem drivers dedicados (firewalls, por exemplo).

Outra função interessante é a criação de pacotes a partir de alguma camada. Assim, é possível levar o software completo, instalado e configurado, para outras máquinas que tenham o Altiris SVS. Basta importar o pacote.

Além disso, é possível “resetar” o pacote para a configuração inicial de quando foi instalado. Assim, fica fácil, por exemplo, zerar todas as suas extensões do Firefox.

Exemplo de uso

Vamos usar agora o Altiris SVS para instalar o X1 Desktop Search, um ótimo programa de search (eu diria até melhor que o Google Desktop). A versão Enterprise Client é gratuita e pode ser utilizada sem a versão Server instalada em alguma máquina da rede.

  1. Se você ainda não instalou o Altiris SVS, faça-o agora seguindo o link da PCMag
  2. Abra o programa (Altiris SVS Admin) e crie uma nova camada (Arquivo > Criar nova camada). Selecione “Camada de aplicativo”. Chame esta camada de “X1 Desktop Search”. Utilize a captura de programa único e procure o arquivo de instalação do X1.
  3. Agora, cada operação da instalação vai ser monitorada. Apenas instale o programa como normalmente você faria. Se você olhar para a bandeja do sistema, verá um pequeno raio amarelo. Esse é o indicador que Altiris SVS está monitorando a camada.
  4. Ao terminar a instalação, o X1 é automaticamente carregado. Para que o Altiris SVS entenda que a instalação acabou, é necessário que você o feche. Desse modo, a camada é gravada e qualquer alteração posterior a ela pode ser “resetada” para este ponto inicial. Se você quiser, antes de fechar o programa pode-se alterar as configurações para que esta seja a configuração “padrão do reset”.
  5. Pronto. Você tem uma nova camada com o X1 rodando dentro dela. Você pode ativá-la por um tempo para que o X1 possa indexar seus arquivos. Após desativar, seu sistema nem saberá que um dia foi instalado um mecanismo de search desse. Isso é util porque o X1 instala dois serviços que ficam sempre rodando em background, mesmo com a janela principal do X1 fechada. Quando não quero utilizar este software, apenas desativo a camada através do Altiris SVS e os dois serviços somem.

Simples, não? Aproveite e leia a documentação do Altiris SVS. Vale a pena.

OBS.: Os serviços do X1 monitoram mudanças nos arquivos para uma indexação mais eficiente. Usar o computador com esses serviços sempre desligados (meu caso) pode ocasionar perda de eficácia quando a reindexação for feita.

No tag for this post.