Essa eu li num livro sobre brain teasers (aqueles quebra-cabeças que às vezes o pessoal de RH usa nas contratações) e que pode ser usado pra testar se um candidato realmente entendeu os conceitos de chaves públicas e privadas (pra ser usado, por exemplo no SSH).

Esse é um dos melhores do livro.

O teaser envolve objetos reais. A decisão é sua se você vai fazer o teaser com os objetos na frente da pessoa ou se vai deixar o cara pensar de modo abstrato.

Entrevistador: Tenho um pequeno baú com uma aba que pode ser trancada com cadeado. Quero te mandar o conteúdo do baú de modo seguro através de uma transportadora (meio físico não-confiável). Obviamente, não faz muito sentido mandar o baú e depois mandar a chave do cadeado (‘segredo’ do cadeado fica comigo). Como fazer?

Uma resposta aceitável seria:

Mande-me o baú trancado com seu cadeado. Irei trancá-lo uma segunda vez com um cadeado meu e manderei o baú de volta. Você poderá destrancar o seu cadeado e mandar o baú novamente pra mim. Quando ele chegar, basta destrancar o meu cadeado e terei acesso ao conteúdo. Durante todo o tempo na transportadora, o baú permanecerá trancado.

Não sou muito fã de brain teasers em contratações, mas gosto de discutir sobre eles.

No tag for this post.