Se você trabalha com Internet, por favor saiba o que é DNS. Principalmente a diferença entre resolver recursivo e resolver não-recursivo.

O fato é que nenhum resolver de provedores brasileiros presta. Já tive problemas com os DNSs do Terra, da NET, enfim… Qualquer provedor. Parece que eles não querem investir em DNS. Os gerentes devem achar que não vale a pena gastar com isso.

Mas DNS é essencial, fundamental na Web. Sem ele, você não estaria vendo esse site, por exemplo. Por ser transparente (quando não falha), podemos pensar que nao é importante. Mas praticamente qualquer coisa na Internet começa com uma chamada ao seu DNS resolver (normalmente o do seu provedor).

Alguns já sacaram que os provedores não levam DNS a sério e começaram a usar os DNSs do OpenDNS. Eu não uso. Pra começar, eles redirecionam os domínios inexistentes pra uma página deles com anúncios. Pra um desenvolvedor, isso significa não receber um ‘domain not found’ quando esperamos por isso.

Agora vou dar minha dica. Eu uso alguns dos servidores de DNS mais antigos que existem. São eles:

  • 4.2.2.1
  • 4.2.2.2
  • 4.2.2.3
  • 4.2.2.4

Esses IPs atualmente são da Level3, uma das empresas Tier 1 da Internet (aliás, os tiers é um assunto pra um outro post).

Coloque esses DNSs no seu computador ou roteador e seja feliz! Eles ficam nos EUA, então o tempo de resposta é um pouco maior do que se fossem os DNSs daqui. Mas, sinceramente, eu não me importo. Nenhum daqui presta mesmo…

Tags: , ,